Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Helena - A Vida depois das cartas!

As minhas outras facetas para além da profissional. Eu, como mulher, mãe e avó, abro as portas do meu mundo.

Maria Helena - A Vida depois das cartas!

As minhas outras facetas para além da profissional. Eu, como mulher, mãe e avó, abro as portas do meu mundo.

A lenda do pote e do arco íris

Olá Olá...

 

Hoje vou falhar-lhe de uma história real. Estava eu no outro dia a brincar com os meus netos quando, de repente, um deles me perguntou: "avó de onde vem o arco íris?" Tentei chegar a uma explicação lógica, mas acabei por lhe falar da lenda cigana do Pote e do Arco Íris? Sabe qual é? Não? Eu vou-lhe contar.

 

Em tempos remotos, os ciganos foram perseguidos e massacrados em todo o mundo. O desespero deles era tão grande, que o seu desejo de liberdade, levou a que se tornassem nómadas. Cansada de fugir e chorar as perdas de parentes e amigos, uma bela cigana, grávida, ao ver o arco-íris, invocou-o, pedindo salvação para o seu povo. Fê-lo com tanta devoção e fervor que apercebeu-se de que as cores que ela olhava começaram a brilhar com mais intensidade, alternando-se rapidamente.

 

De seguida, sentiu dentro de si uma enorme paz e ouviu uma voz emanando das cores do arco-íris dizendo-lhe para ter calma: “Essa criança fará com que as minhas cores ganhem vida nas suas mãos e receberá, para si e para todas as gerações vindouras, muitas moedas de ouro, pois vou lhe oferecer o pote encantado que trago comigo, assim como toda a sua magia.”

 

O arco íris definiu assim o futuro das suas cores nas mãos da criança:

  • o verde, levará a esperança e a fartura;
  • o vermelho, a vida, o entusiasmo e o vigor;
  • o amarelo, a realeza e a riqueza;
  • o azul, a serenidade e a intuição;
  • o laranja, a energia, a vitalidade e a emotividade;
  • o violetalevará a transmutação e a perseverança;
  • o rosao amor, a beleza, a moralidade e a música”.

 

A lenda cigana espalhou-se pelo mundo, levada pelo encanto das roupas coloridas desse povo, pela magia das suas danças, pela sua atração pelo ouro e pela crença de que existe um pote de ouro inesgotável para além do arco-íris. Desde essa data até hoje, o arco-íris foi sempre símbolo de uma nova esperança. Por isso, olhe para ele com fé e devoção e faça-lhe o seu pedido mais íntimo. Ele vai atendê-lo porque, se o pedido for sincero, não haverá como negar!

 

IMG_9486.JPG

 

Espero ter sido útil nos meus conselhos!

Um grande beijinho,

Maria Helena