Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Helena - A Vida depois das cartas!

As minhas outras facetas para além da profissional. Eu, como mulher, mãe e avó, abro as portas do meu mundo.

Maria Helena - A Vida depois das cartas!

As minhas outras facetas para além da profissional. Eu, como mulher, mãe e avó, abro as portas do meu mundo.

A semana santa

Olá, olá!!!

 

Estamos na semana da Páscoa, por isso há que viver em pleno esta época sagrada e de tanta importância na nossa tradição. A palavra Páscoa provém do hebraico Pessach e significa passagem. É a mais importante comemoração do Cristianismo, onde se celebra a Ressurreição de Cristo após a sua crucificação.

Este momento da vida de Jesus, a crucificação, terá ocorrido no ano 33 da era comum e durante a celebração Judaica do Pessach, ou seja, a libertação do Povo Judeu da escravatura no Egipto. Após ter sido colocado no sepulcro, ao fim de 3 dias Jesus ressuscitou, sendo este acontecimento a base da religião Cristã.

Para os cristãos a Páscoa representa um momento de reflexão acerca do mistério da vida e da morte e de renovação da Fé em Cristo. A Quaresma é, assim, um período no qual os cristãos preparam o espírito, relembrando a morte na cruz e a sua ressurreição e ascensão aos céus. É um momento propício à reflexão acerca das próprias acções e acerca do que se fez de errado.

 

Hoje celebra-se a Quinta-feira Santa (que precedeu a crucificação). Jesus reuniu-se com os 12 Apóstolos pela última vez e nessa mesma noite foi preso e condenado à morte como um ladrão. Durante essa última ceia, Jesus consagrou o vinho como o seu sangue, o pão como o seu corpo, numa representação da vida e da morte.  

 

Amanhã, feriado, vamos recordar o sofrimento e a morte de Jesus. Contudo, esse episódio não deve ser lembrado com tristeza. Deve antes deve ser um período no qual os cristãos agradecem o sacrifício de Jesus para salvar a humanidade. Também nesse dia, os cristãos devem fazer um sacrifício, não comer carne e pedir perdão pelos pecados cometidos.

 

Sábado será o Dia de Aleluia, uma altura de meditação sobre a Paixão e morte de Cristo e que deve ser uma preparação para comemorar o dia seguinte, o da Ressurreição. Nesse dia, devemos fortalecer a Fé em Deus, pedir que ele nos abençoe e agradecer todas as coisas boas que nos proporcionou. Feliz Páscoa para si e para os seus!

 

IMG_2073.JPG

 

Espero ter sido útil nos meus conselhos!

Um grande beijinho,

Maria Helena