Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Helena - A Vida depois das cartas!

As minhas outras facetas para além da profissional. Eu, como mulher, mãe e avó, abro as portas do meu mundo.

Maria Helena - A Vida depois das cartas!

As minhas outras facetas para além da profissional. Eu, como mulher, mãe e avó, abro as portas do meu mundo.

Dia de Entrudo

Olá, olá!!!

 

Hoje é dia de Carnaval e ninguém leva a mal! Solte o espírito carnavalesco que há dentro de si e entregue-se a um festejo que já tem anos de história. O Dia do Entrudo é uma data volátil que tem que ver com a Páscoa e a Igreja. Saiba que todos os anos, a terça-feira de Carnaval celebra-se 47 dias antes do Domingo de Páscoa, que por sua vez sucede à primeira Lua Cheia depois do dia 21 de março.

O nome Carnaval vem de “carne vale” que significa “adeus à carne” em Latim, mas há historiadores que defendem que deriva de carrum navalis (carro naval), pois na festa da Saturnalia, em Roma, para celebrar o Deus Saturno, havia carros enfeitados como navios, que andavam por entre as multidões. As pessoas usavam máscaras, desfilavam e dançavam nuas nas ruas. Embora essa festa acontecesse no fim do ano e estivesse associada ao Solstício de Inverno, é provável que a festa que hoje conhecemos como o Carnaval tenha começado com a implementação do calendário Cristão, mas que tenha também incorporado nos seus festejos cultos e tradições pagãs.

A celebração do Carnaval termina com a terça-feira gorda que antecede a quarta-feira de cinzas e os 40 dias da Quaresma. As pessoas aproveitam este período para beberem, comerem e festejarem com máscaras, desfiles e dança antes de entrarem neste período de jejum que, segundo o Evangelho, corresponde ao momento em que Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo Diabo. A 4ª feira após o Dia de Carnaval é chamada a quarta-feira de cinzas, assim chamada para lembrar que “somos pó”, e que a nossa existência só com Deus tem sentido. Em muitas localidades em Portugal festeja-se o enterro do Carnaval.

 

Já escolheu a sua máscara? Se não é de carnavais, aproveite apenas para se divertir um pouco. Quem canta seus males espanta e quem dança fica ainda melhor! Do que é que está à espera?

 

IMG_0494.JPG

 

Espero ter sido útil nos meus conselhos!

Um grande beijinho,

Maria Helena