Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Maria Helena - A Vida depois das cartas!

As minhas outras facetas para além da profissional. Eu, como mulher, mãe e avó, abro as portas do meu mundo.

Maria Helena - A Vida depois das cartas!

As minhas outras facetas para além da profissional. Eu, como mulher, mãe e avó, abro as portas do meu mundo.

Dia de Santa Rita de Cássia

Olá, olá!!!

 

Sabe que hoje celebra-se o dia de Santa Rita? Mais conhecida como a santa das causas impossíveis, nasceu em Itália em 1381 e desde cedo manifestou interesse pela vida religiosa. Aos 16 anos desejava intensamente fazer votos perpétuos para confirmar a sua consagração a Cristo, mas os pais não lhe fizeram a vontade e casaram-na com um jovem que estava enamorado por ela. 

 

Durante 18 anos, Rita padeceu de abusos e de maus tratos através do marido. Nunca teve uma palavra de ressentimento e, quando era espancada, não se queixava. Fernando não conseguiu resistir a tanta abnegação e, certo dia, mudou completamente de vida, tornando-se um marido respeitoso. Rita sentiu uma imensa felicidade ao ver a conversão do marido e não se cansava de agradecer a Deus pela graça concedida.

 

Até que o marido foi brutalmente assassinado por alguns inimigos da sua antiga vida de violência. Como era uma mãe atenta, rapidamente constatou que os filhos manifestavam o desejo de vingar a morte do pai. Perante a atitude dos filhos, Rita tomou a decisão mais difícil da sua vida: pediu perante a figura de Jesus Crucificado que levasse os seus filhos inocentes, se fosse humanamente impossível evitar que se transformassem em assassinos. Um após outro caíram doentes e ambos morreram, com um pequeno intervalo de tempo, apenas um ano após a morte do pai.

 

A partir daí, Rita voltou a dedicar-se com afinco à prática das virtudes às obras de caridade e à oração. A sua generosidade para com o próximo era inesgotável e não se coibia de dar os seus próprios bens. Após várias tentativas para entrar no convento, conseguiu finalmente fazê-lo, até que um dia prostrou-se diante da imagem de Cristo crucificado e implorou a Jesus que lhe infligisse as dores por Ele sentidas. Naquele momento, um espinho soltou-se da coroa e espetou-se na testa de Rita que, em agonia, caiu desmaiada. Ao recuperar os sentidos percebeu que tinha uma ferida na testa, testemunhando o doloroso milagre.

 

Mas a ferida de Rita era especial, enquanto as chagas de S. Francisco e de outros santos tinham a cor do sangue puro e não eram repugnantes à vista, a chaga de Rita transformou-se numa ferida purulenta e fétida. Para não empestar o convento, isolou-se numa cela distante e acabou por morrer aos 78 anos de idade, completando 40 de vida religiosa. Na cela onde faleceu e onde permaneceu para além do tempo legal, apareceu uma luz de grande esplendor e no ar era possível sentir um perfume muito suave e especial. A ferida provocada pelo espinho, outrora de aspeto repulsivo, tornou-se brilhante, limpa, cor de rubi. Centenas de pessoas deslocaram-se ao convento para ver o corpo da Santa.

 

Neste dia dedicado a ela, faça a seguinte oração:

"Ó Poderosa e gloriosa Santa Rita,

eis a vossos pés uma alma desamparada que, necessitando de auxílio,

a vós recorre com a doce esperança de ser atendida por vós

que tem o título de Santa dos Casos Impossíveis e Desesperados.

Ó cara santa, interessai-vos pela minha causa, intercedei junto a Deus

para que me conceda a graça de que tanto necessito (fazer o pedido).

Não permitais que tenha de me afastar de vossos pés sem ser atendida.

Se houver em mim algum obstáculo

que me impeça de alcançar a graça que imploro,

auxiliai-me para que o afaste.

Envolvei o meu pedido nos vossos preciosos méritos

e apresentai-o ao vosso celeste esposo, Jesus,

em união com a vossa prece.

Ó Santa Rita, eu ponho em vós toda a minha confiança.

Por vossa intercessão, espero tranquilamente a graça que vos peço.

Santa Rita, advogada dos impossíveis, rogai por nós.

 

LIVRO.jpg

 

Espero ter sido útil nos meus conselhos!

Um grande beijinho,

Maria Helena

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.