Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Maria Helena - A Vida depois das cartas!

As minhas outras facetas para além da profissional. Eu, como mulher, mãe e avó, abro as portas do meu mundo.

Maria Helena - A Vida depois das cartas!

As minhas outras facetas para além da profissional. Eu, como mulher, mãe e avó, abro as portas do meu mundo.

Dia do Santo Expedito

Olá, olá!!!

 

Sabe que dia é hoje? Hoje festeja-se o Dia do Santo Expedito. O Santo Expedito foi um militar romano, que se converteu ao catolicismo e que, por se recusar a rejeitar a sua fé, foi flagelado e decapitado por ordem do Imperador Diocleciano. Hoje é conhecido como o padroeiro dos militares, dos estudantes, viajantes e o santo das causas urgentes.

 

O Santo Expedito exerceu funções de destaque e de comando dentro do Império Romano. Antes da sua conversão ao cristianismo, foi Senador e Príncipe-Cônsul da Arménia. Mais tarde, destacou-se pela sua capacidade de líder e estratega militar com o cargo de Comandante-chefe da XII Legião Romana, cognominada "Fulminante", nome dado em memória de uma proeza levada a cabo por esta fação da Legião ao serviço de Roma.

 

Antes de se converter ao Cristianismo, Santo Expedito levava uma vida de pecado até que um dia, tocado pela graça de Deus, na presença de uma grande luz, tudo mudou na sua vida. Mas o Espírito do mal numa tentativa de impedir a conversão, apareceu sob a forma de corvo, e num sussurro segredou-lhe: “cras....! cras....! cras....!” palavra latina que significa: “Amanhã...! amanhã...! amanhã...!”. O Espírito do Mal, com estas palavras queria dizer: “― Deixa para amanhã! Não tenhas pressa! Adia a tua conversão!” Mas o Santo não se deixou tentar pelas palavras do Diabo e, pontapeando o corvo, esmagou-o, gritando: “HODIE!”, que significa: “HOJE! Nada de protelações! É para já!”

 

Quando Santo Expedito se converteu ao cristianismo toda a sua tropa lhe seguiu o exemplo. Os soldados da XII Legião reuniram-se fora do campo de batalha, ajoelharam-se e oraram ao verdadeiro Deus. Aqueles milhares de homens em oração e com os braços abertos em direção ao Céu formaram um espetáculo tão estranho que os inimigos que, constantemente tentavam transpor as fronteiras romanas, pararam surpreendidos com o que estavam a ver. Uma chuva abundante começou a cair, os soldados romanos conseguiram, finalmente, saciar a sua sede, pois a água escasseava por aquelas paragens.

 

Com a sede saciada e as energias renovadas, os soldados da legião de Expedito ergueram-se todos num só pulo e partiram ao ataque contra os inimigos, que foram surpreendidos e tiveram de recuar. Quando os asiáticos se preparavam para redefinir uma nova estratégia de ataque, começou a cair raios e granizos com tal violência, que os mesmos debandaram em pânico. O imperador, sentindo que o poder daquele homem lhe poderia roubar a soberania, decidiu aniquilá-lo. A importância do seu cargo como comandante de uma fação tão poderosa da Legião Romana, fizeram dele um alvo especial do ódio do imperador. Foi flagelado até sangrar e depois decapitado pela espada no dia 19 de abril de 303 d.C.

 

Para finalizar deixo uma Oração de Santo Expedito, para a ajudar a resolver os seus problemas.

“Meu Santo Expedito, das causas justas e urgentes
intercedei por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo,
socorrei-me nesta hora de aflição e desespero.
Meu Santo Expedito, vós que sois um santo guerreiro,
Vós que sois o santo dos aflitos, vós que sois o santo dos desesperados.
Vós que sois o Santo das causas urgentes, protegei-me, ajudai-me,
dai-me forças, coragem e serenidade, atendei ao meu pedido... (faça o seu pedido)
Meu Santo Expedito, ajudai-me a superar estas horas difíceis,
protegei-me de todos os que me possam prejudicar,
protegei a minha família, atendei ao meu pedido com urgência,
devolvei-me a paz e a tranquilidade.
Meu Santo Expedito, serei grato pelo resto de minha vida
e levarei seu nome a todos que têm fé. Ámen.”

 

Reze com fé, faça como eu e entregue a Deus o seu pedido. Se for do seu merecimento, vai ver que tudo se resolverá!

 

IMG_9878.JPG

 

Espero ter sido útil nos meus conselhos!

Um grande beijinho,

Maria Helena