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Maria Helena - A Vida depois das cartas!

As minhas outras facetas para além da profissional. Eu, como mulher, mãe e avó, abro as portas do meu mundo.

Maria Helena - A Vida depois das cartas!

As minhas outras facetas para além da profissional. Eu, como mulher, mãe e avó, abro as portas do meu mundo.

Tenha um sono reparador!

Olá, olá!!!

 

Voce sabe a que horas eu costumo deitar-me? Todas as noites, pelas 21h, já eu estou a descansar. Ah pois é, pois é! 

Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer! Não que tenha a pretensão de crescer mais... quero sim ter um sono reparador para, no dia seguinte, estar fresca e fofa para trabalhar!

 

Dormir bem e as horas necessárias é meio caminho andado para que o nosso organismo se mantenha saudável e equilibrado. Há quem consiga dormir bem e em qualquer lugar, mas existem muitas pessoas um pouco por todo o mundo que não conseguem descansar o suficiente durante a noite ou até sofrem de insónias. De acordo com a classe médica, a maior atividade do cérebro é realizada enquanto dormimos, no sentido de acumular energia para que, ao acordar, esteja apto a agir fisicamente.

 

Por isso mesmo, dormir as horas necessárias para que isso aconteça é imperativo, caso contrário o corpo ressente-se. Existem algumas regras fulcrais que devem ser tomadas em linha de conta para que consiga ter um sono descansado e reparador. Tome nota:

 

  • Alimentação

Coma de três em três horas e em poucas quantidades de cada vez. Duas a três horas antes de dormir, faça uma refeição ligeira e de fácil digestão, sem alimentos gordos, condimentados nem estimulantes como café, chá preto e álcool.

  • Desporto

Pratique desporto regularmente. Libertando a energia acumulada no organismo, vai contribuir para que tenha um sono mais tranquilo. Evite fazer exercício à noite, pois as substâncias excitantes libertadas podem impedi-lo de dormir.

  • Horários

Durma entre sete e oito horas, todas as noites. Saiba que o organismo leva quatro a cinco dias a ajustar-se ao novo horário. 

  • Ambiente

Mantenha o quarto escuro, silencioso e com temperatura amena. Escolha colchões e almofadas de rigidez e altura médias. Roupa de cama muito pesada pode interferir no sono. Remova relógios luminosos da vista. 

  • Cuidados adicionais

Não beba nada 2h antes de ir dormir. Tome um banho quente antes de dormir. Quando a temperatura do corpo se eleva com um banho mais quente, depois ela tem que baixar. Essa queda da temperatura dá um sinal natural ao corpo que está na hora de ir para a cama.

  • Antes de ir dormir

Meia hora antes de se deitar, dedique-se apenas à sua higiene. Pense no prazer de dormir e não no dia que teve ou no que terá de fazer no dia seguinte. Desligue a televisão e esqueça o telemóvel ou o PC.

  • Acorde com calma

Evite usar despertadores barulhentos. Acordar de manhã “levando um susto” é péssimo para a saúde. Isso causa uma resposta de stress no organismo e prejudica o seu dia.

  • Tenha um dia ativo

Cansaço durante o dia é sinal de falta de saúde. Cansaço na hora de dormir, por seu lado, é muito saudável e desejável. 

 

Aprendeu? Pois bem, agora é colocar em prática a teoria. Fico à espera do seu feed back! Até já!

 

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Espero ter sido útil nos meus conselhos!

Um grande beijinho,

Maria Helena